Vereadores aprovam Projeto de Lei de iniciativa Popular da população de Barra do Choça.

Nesta quinta-feira, 13, o Legislativo Municipal de Barra do Choça aprovou o primeiro  projeto de Lei de iniciativa popular  que dispõe  sobre medidas de preservação ambiental, plantio e replantio de florestas de eucalipto de outras essências florestais exóticas para fins de uso domestico ou industrial no município de Barra do Choça. Além deste, foram aprovados também o Projeto de Lei nº 24/2012, que autoriza o poder Executivo fazer permuta de bem imóvel  e o Projeto de Lei nº 31/2012 que autoriza o Poder  Executivo a contratar operação de credito, oferecer garantias e dá outras providencias.
Para os Vereadores, todos os Projetos citados acima são importantes para Barra do Choça. No entanto, o que trata da regulamentação do plantio de florestas exóticas foi o mais debatido pelos Edis, pois, segundo eles, a lei vai coibir a inserção de grande áreas plantadas da cultura supracitada. E com essa atitude, espera-se evitar os graves impactos ambientais provocados pelo monocultivo do eucalipto e outras essências florestais exóticas, o agravamento da concentração fundiária promovido pela a ocupação da terra segundo o modelo mono-agro-exportador bem como a preservação do solo, dos corpos hídricos, da fauna e flora nativa do município de Barra do Choça.
Ainda segundo os legisladores, a Lei vai contribuir para a preservação da economia do município, pois a regulamentação do plantio garantirá a continuidade da mão-de-obra da população do município e região, que está inserida nas culturas convencionais (café, feijão milho, abobora hortaliças etc), já que aquela utiliza pouquíssima ou quase nenhuma mão-de-obra evitando, assim, prováveis problemas de cunho social.