Representante da Câmara de Vereadores participa da discussão sobre a segurança nas Escolas do Município

[flagallery gid=25]

A câmara de Vereadores de Barra do Choça foi representada pelo Vereador Juvenal Vieira Dias, membro da Comissão de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, em uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação na última terça-feira (13), no salão do Júri do Fórum de Barra do Choça. Alem deste Edil, estavam presentes: O Controlador do Município Mário Sérgio representando o prefeito Oberdan Rocha, a presidente do Conselho de Segurança Publica Helena Martins, a Promotora de Justiça Soraya Meira Chaves, o Padre Alexandre Ferro, a representante da Polícia Civil Fátima Rangel, o tenente da PM Fábio Chicoureu, o representante do Sindicato dos Professores de Barra do Choça Fábio Andrade e representantes da Guarda municipal e do Conselho da Criança e do Adolescente.

O objetivo da secretaria foi envolver o máximo de entidades do Município para discutir a segurança nas escolas da rede pública, de maneira ampla, destacando a problemática que envolve professor e aluno, no que se refere à insegurança dentro das unidades educacionais de Barra do Choça, já que, frequentemente, os professores e diretores são surpreendidos por ações de vândalos, ameaças e até uso de drogas dentro das escolas do Município.

Segundo o Secretário Municipal de Educação Ricardo Amorim, a administração já tomou algumas importantes medidas que vêm garantindo tranquilidade nas salas de aula, mas destacou que o maior objetivo é desenvolver junto aos segmentos envolvidos um Plano de Ação de médio e longo prazo para a formação de uma rede de proteção à criança e ao adolescente do Município.

A Promotora Soraya Chaves disse que já vem acompanhando alguns casos de violência de Barra do Choça e afirmou que a família tem sido omissa no processo de educação e formação da personalidade dos menores. Na oportunidade, ela destacou fatos relevantes que vão auxiliar na elaboração do plano de ação e se comprometeu a ajudar o município nesta situação. “A família tem deixado de ocupar o seu papel orientador e fomentador de formação do caráter, transferindo essa possibilidade para o Estado” ressaltou a promotora.

Para o Vereador Juvenal Vieira Dias, todo e qualquer tipo de violência deve ser combatido, principalmente a violência nas instituições de ensino, pois é um lugar que faz parte da formação do cidadão. Na oportunidade, destacou que é indispensável a participação das famílias no processo de educação das crianças e adolescentes para que não haja violência e se colocou à disposição para a elaboração do plano de ação.

Assim, depois das discussões, foram levantadas algumas sugestões pelos participantes, como medidas socioeducativas, tais como: realizar revistas, palestras educacionais e campanhas de conscientização, programas de qualificação profissional e práticas recreativas e esportivas. Essas medidas visam buscar o resgate da paz nas instituições educacionais.