Câmara realiza audiência pública para tratar do fornecimento de água no município

[flagallery gid=10 name=Gallery]

A Câmara de Vereadores de Barra do Choça realizou nesta quinta – feira, 27 de fevereiro, uma Audiência Publica para discutir questões relacionadas à qualidade da água fornecida pela Embasa no município de Barra do Choça. Participaram da Audiência, todos os vereadores; o prefeito municipal Oberdam Rocha; a Promotora de Justiça, Drª Solange Anatólio; o gerente regional da EMBASA, José Olímpio; secretários municipais e uma grande quantidade de pessoas da comunidade de Barra do Choça.

A dona de casa Jovenilda, moradora do Distrito de Barra Nova, entregou à Promotora de Justiça um recipiente contendo uma amostra da água colhida na torneira em sua casa, com a coloração amarelada e com mau cheiro, sem falar que, o Distrito já ficou até oito dias sem água, afirmou. O presidente da AMBOV, Alessandro de Jesus, por sua vez, cobrou do representante da Embasa atenção com o povo do município, disse que não é justo morar em Barra do Choça, município rico em água, e sofrer com a má qualidade da água oferecida. A liderança citou algumas situações de doenças em que a população vem sofrendo por conta da água oferecida.

Em resposta aos questionamentos dos Vereadores e de alguns dos participantes com relação à qualidade da água, o senhor José Olimpio garantiu que a água fornecida pela Embasa em Barra do Choça e toda a região é de boa qualidade, pois passa por testes constantes os quais mostram que os índices químicos e físicos da água estão de acordo a portaria do Ministério da Saúde, mas, caso haja dúvida quanto a mesma, os consumidores podem procurar a vigilância Sanitária do Município que é o órgão responsável por atestar a qualidade da água. Porém, reconhece que o teor de salinidade da água da Barragem da Serra Preta é maior que o da barragem Água Fria, mas que o índice de salinização está abaixo dos níveis estabelecidos pelo MS.

Ainda durante a reunião, o Senhor José Olímpio anunciou em primeira mão para os presentes, o racionamento de água dos municípios Barra do Choça, Vitória da Conquista e Belo Campo. Ele afirmou que “a situação da Barragem Água Fria I e II, não é tão confortável como imaginamos, se não fizermos estas ações em Conquista, Belo Campo e Barra do Choça, a barragem com certeza esvaziará, ou seja, não teremos água em nenhuma das duas barragens, restando apenas a Barragem Serra Preta. Fora disso, temos outra solução a curto prazo, o Sistema Emergencial de captação no Catolé, os projetos já estão na Caixa, aguardando apenas a licitação e, feitas estas medidas, volta normalmente o atendimento de Barra do Choça”, disse Olimpio.

Por fim, colocou-se à disposição dos vereadores para resolver quaisquer assuntos ligados a embasa e prometeu enviar as reclamações dos vereadores e da população para a Diretoria Geral da Embasa em Salvador.

Para os Vereadores, a reunião foi de suma importância, pois além de levar ao conhecimento do Gerente Geral as insatisfações da população, serviu também para esclarecer algumas dúvidas quanto à qualidade da água e colocar em pauta as discussões do processo de concessão do abastecimento da água pela Embasa em Barra do choça que se encontra atrasado.

Para o Presidente da Câmara Manoel Nascimento Monteiro Costa, o processo de concessão deve ser discutido o mais rápido possível e que os vereadores irão a Salvador na diretoria da Embasa para discutir a concessão da água.

Já o prefeito, o senhor Oberdan Rocha, disse que por falta da renovação do contrato de concessão de distribuição de água, a Embasa opera em Barra do Choça sem dar nenhuma contrapartida, ficando o Município com o ônus, haja vista a pavimentação que é destruída com a canalização da água que a prefeitura tem que fazer os reparos. “Queria que a Embasa disponibilizasse o mais rápido possível uma agenda para discutir esse processo, pois é onde que vamos firmar a contrapartida da Embasa para com o município de Barra do Choça”, disse Rocha.