Vereadores participam de Audiência Pública para discutir a questão da Agua em Barra do Choça

Foi realizada na manhã da última quarta-feira, 03 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Barra do Choça, a Audiência Pública como parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.

02O evento reuniu, Ministério Público Estadual, Drª Karine Cherubini, o Prefeito Oberdan Rocha, vereadores, representantes da Embasa, secretários municipais, representantes de entidades e comunidade em geral.

Numa manhã bastante produtiva e com um bom público presente, a audiência serviu para prestar contas das últimas ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Embasa dentre outros.04

Representando a Câmara Municipal estavam os vereadores, Manoel Gomes (Nil do Brejão), Anaelton Freitas, Juvenal Vieira e Manoel Nascimento. Os vereadores endureceram as cobranças à EMBASA por uma água de qualidade, elogiou a realização da Semana do Meio Ambiente e relataram as participações da Câmara nas diversas discussões. A solicitação da Audiência partiu do mandato do vereador Anaelton Freitas em consonância ao Departamento de Meio Ambiente.

06O ex-vereador e conselheiro do Meio Ambiente, Jorge Amorim, destacou a informação repassada pela representante da EMBASA, senhora Maria Luiza Gouvêa. Segundo ela, ”Barra do Choça tem o maior índice de meta-hemoglobinemia do mundo. A doença é causada pelo alto índice de nitrogênio na água, fruto do uso abusivo de agrotóxicos. Temos, então, que dobrar nossa vigilância sobre a qualidade que esta água apresenta”.

Amorim disse que a EMBASA sempre omitiu esta informação, porém, depois desta afirmação, ela tem a obrigação moral de se explicar aos seus consumidores, isto é muito grave, desabafou.

Fonte: Blog Jorge Amorim