A Câmara se reúne com o prefeito e sindicatos em busca de soluções para reajuste salarial dos Servidores

DSC08841Mais uma vez os vereadores de Barra do Choça se reuniram com o Executivo e, desta vez, com a participação dos  sindicatos SIMPROBAC (Sindicato dos professores de Barra do Choça) e SINSEB (sindicato dos servidores públicos de Barrado Choça) para intervir no processo de negociação do reajuste salarial dos servidores.
A reunião aconteceu na última sexta-feira, 08 de maio, no gabinete do prefeito, com a participação do presidente Manoel Gomes, dos vereadores Anaelton dos Santos Freitas, Francisco Amorim Neto,  Manoel Nascimento, Paulo de Jesus Rocha e Ronaldo Lima e do Gestor Oberdan Rocha, Secretário de Finanças Willime Cesar Teixeira; do presidente do SINSEB Marcos de Lauro, da Coordenadora Haline Araújo e do Servidor Fabio Pomucena; dos Coordenadores do SIMPROCAC Fabio Andrade, José Marcos, Francisco e do Coordenador das Escolas do Campo Gilmario.
Durante a reunião, os representantes dos sindicatos externaram ao prefeito e ao Secretário de Finanças as suas reivindicações dando ênfase, principalmente, à campanha de reajuste salarial do ano de 2015. Diante do exposto, o gestor e o secretário responderam aos questionamentos apresentados, comentando todos os pontos de reivindicação dos sindicatos, mostrando, através do balanço financeiro do ano de 2014, que os gastos com folha de salários atingiram 56,77% da receita, quando pela constituição o limite com esse tipo despesa está entre 51% podendo chegar a 54%, com algumas restrições.
Referindo ao recolhimento e repasse dos impostos referentes aos servidores ao INSS, o prefeito garantiu que estão em dia e que não entende o porquê de o saldo de alguns servidores estar zerado. Argumentou ainda que já pediu ao setor Jurídico e Pessoal do Município para buscar resposta e providências junto à Receita Federal do Brasil para esses casos de contas que não constam saldo no INSS.

DSC08846O prefeito falou que o termo de compromisso firmado com o SIMPROBAC já tinha sido cumprido em quase 100% de sua totalidade em apenas 2 anos e que os outros pontos levantados agora, depende de tempo para  ser analisados, como é o caso das eleições para coordenadores.
Por fim, diante das apresentações e do cenário financeiro do Município, o prefeito Oberdan falou que, com relação ao reajuste, só poderá manter a proposta feita anteriormente aos sindicatos, a saber: 6,41%, sendo 3,2% no mês de março e 3,21% no mês de novembro. Ainda segundo ele, se o Executivo Municipal aceitasse ultrapassar esse índice estaria cometendo crime de responsabilidade fiscal.
Diante da resposta do prefeito em manter o mesmo índice de reajuste dado anteriormente, os representantes dos sindicatos falaram que levará o índice para ser debatido na assembleia da categoria, onde decidirá ou não o indicativo de greve.