1º Encontro de Políticas Agrícolas para Agricultura Familiar acontece em Barra do Choça

agriculturaDiscutir o processo de renegociação das dívidas e promover soluções para amenizar a seca foram alguns dos objetivos do 1º Encontro de Políticas Agrícolas para Agricultura Familiar, realizado nesta terça-feira (03), em Barra do Choça.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de agricultura, aconteceu na quadra poliesportiva Marilene Gonçalves, ao lado da Escola Municipal Maria da Glória.

O evento contou com a presença do Prefeito Oberdan Rocha, vereadores, produtores, agricultores e representantes de várias agências bancárias do município.

O secretário de agricultura de Barra do Choça, Eric Fabiano, falou de como surgiu a ideia de realizar o evento.

“Esse encontro partiu da própria demanda da comunidade rural. Durante as inúmeras reuniões que realizamos, vimos a necessidade do produtor ter um momento de poder encaminhar as demandas diretamente para os agentes financeiros. Entendemos que o crédito rural é um importante instrumento para o desenvolvimento da agricultura e por isso articulamos esse encontro”, explica.

O chefe da pasta ainda revela que o evento teve o intuito dos agricultores realizarem a renegociação das dívidas com os representantes bancários.

“Graças ao governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff conseguimos promulgar a lei que dá direito ao pequeno produtor ao abatimento das dívidas em até 85%. Esse encontro diminui a lacuna entre a instituição bancária e os produtores. O saldo é bastante positivo”, finaliza o secretário.

O produtor rural Deraldo de Souza elogiou a secretaria pela iniciativa do evento e revela que a zona rural de Barra do Choça tem sofrido com a seca, apesar do período chuvoso da última semana.

“Esse encontro é uma alternativa para que os bancos possam auxiliar os pequenos produtores. O momento é de preocupação, mas com o empenho de todos temos certeza que as coisas vão melhorar. Temos sempre a boa vontade de produzir, só que muitas vezes não temos o acesso correto aos bancos. Com o evento de hoje pudemos conversar com os representantes das agências, saber o que temos direito e conseguir auxílio para a produção”.

Outro produtor rural que marcou presença no encontro foi Almerindo de Oliveira. Ele também enumerou as dificuldades do agricultor, mas está otimista com a chegada da chuva e a perspectiva de mudança de temperatura.

“A nossa participação aqui é fundamental, pois ficamos informados sobre a melhor maneira de lidar com as lavouras nesse longo período de estiagem. Com as palestras e o contato com os bancários podemos prever dias melhores”.

O Prefeito Oberdan Rocha reconheceu as dificuldades dos produtores com relação a seca e lembra que já foi decretado por várias vezes o estado de emergência no município.

“A presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner estão atentos para essa problemática. Prova disso é que recentemente recebemos inúmeros veículos e investimentos no combate a seca. O momento é de união e por isso fico muito feliz em ver todas as instituições financeiras que envolvem o nosso município participando desse encontro. Logo quando fui comunicado sobre a vontade da secretaria de agricultura em realizar o evento dei total apoio, pois reconheço e sei das dificuldades enfrentadas pelos agricultores de Barra do Choça”.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Barra do Choça