Legislativo, Executivo e Representantes da Sociedade Civil discutem Concessão que será firmada com o Governo do Estado.

DSC05405

Na manhã da última quarta-feira, 21, o Prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, se reuniu com Vereadores, Secretários Municipais e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, o gestor apresentou o novo termo de Convênio de Cooperação Técnica entre a prefeitura e o Governo do Estado no que se refere ao abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O contrato de ações do poder público com a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) está vencido há muito tempo. Por isso, a prefeitura elaborou um novo termo para que seja reafirmado o convênio. Desde o início do ano, a administração municipal, junto com os vereadores, o Governo do Estado e a população, vem discutindo os critérios e as ações que precisam ser incluídas nesse novo termo.
A retomada do abastecimento de água oriunda das Barragens de Água Fria I e II para a cidade de Barra do Choça, após a conclusão da obra emergencial da Adutora do Rio Catolé, prevista para terminar no mês de dezembro; a reestruturação de matas ciliares, nascentes e áreas degradadas com influência no Riacho dos Monos e dos Rios Catolé e Água Fria, são algumas das reivindicações feitas pelo Legislativo e Executivo nesse novo termo de convênio. Além disso, o documento prevê que a Embasa possa assumir a manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto de Barra do Choça  bem como  buscar recursos para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede.
Segundo o gestor, o plano de ações é para contemplar Barra do Choça  nos próximos 20 anos e que por isso é  de extrema importância a participação do povo nas discussões, para que todos sejam contemplados com os  serviços ligados ao abastecimento de água e esgotamento. Ainda segundo o gestor,  o Governo do Estado está atento às demandas do município e que esse novo convênio irá trazer melhorias, principalmente na questão ambiental e na qualidade de vida da população.