Câmara Municipal Realiza Audiência Publica do Meio Ambiente

DSC5043Nesta sexta-feira, 07 de junho, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Barra do Choça, presidida pelo vereador Juvenal Vieira Dias, realizou uma Audiência Pública para discutir a situação do meio ambiente do município. Participaram da Audiência: os vereadores de Barra do Choça, o prefeito de Barra do Choça o senhor Oberdan Rocha, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Barra do Choça o senhor Cresio Lima Junior, o Secretário Municipal de Agricultura o Senhor Eric Fabiano, alguns Vereadores de Vitória da Conquista, o Secretário de Meio Ambiente de Vitória da Conquista o Senhor Hudson Alves – representando o prefeito Guilherme Meneses; a Promotora de Justiça Dra. Solange Anatólio; o Secretário de Agricultura de Planalto Fernando Martinelli; representando o prefeito Clovis Andrade; a senhora Luiza Gouveia, representando o gerente geral da Embasa na região Sudoeste o senhor José Olímpio e representantes da comunidade de Barra do Choça.

A abertura do evento contou com apresentações artísticas do poeta Euzébio de Oliveira e, também, dos alunos do Projovem, conscientizando a população acerca da importância da conservação do meio ambiente.

O senhor Cresio Lima Junior e o senhor Eric Fabiano falaram da importância do evento para Barra do Choça e relataram a real situação do meio ambiente do município, principalmente no que tange ao desmatamento das nascentes e das margens dos rios que deságuam nas barragens Água Fria I e Água fria II, que são as principais Barragens que fornecem água para toda a região. Relataram ainda a preocupação com o esgoto sanitário de barra do Choça, já que a cidade possui menos de 30% de rede de esgoto, daí a possibilidade de contaminação das águas do município. Diante disso, solicitam maior atenção da Embasa e do Governo do Estado para investirem em um sistema de esgotamento sanitário eficiente e na recuperação e conservação de áreas desmatadas para que aumente o volume de água bem como proporcione melhoria na qualidade da água ofertada à população.

O Diretor de Relações Institucionais de Barra do Choça, o senhor Jorge Amorim, relatou as várias tentativas do Executivo, do Legislativo e do Ministério Público para regulamentar a concessão do fornecimento da água no município por parte da Embasa, já que o contrato está vencido há vários anos. Relatou também os avanços das negociações para o termo de concessão que contemplará não só a distribuição de água mas também a recuperação das áreas degradas e reestruturação da rede de esgoto.

Para o presidente da Câmara municipal de Vitória da Conquista, o senhor Fernando Jacaré, Barra do Choça merece e deve ter o apoio da população bem como dos políticos da região, já que a água é fornecida pelo o município. Comentou que não vai medir esforços para intermediar junto ao Governo do Estado, a fim de que os problemas ambientais de Barra do Choça sejam resolvidos o mais rápido possível.

Dando prosseguimento às discussões o representantes do município de Planalto mostraram-se solidários com as questões ambientais de Barra do Choça e apoiaram o discurso do presidente da Câmara de Vitória da Conquista e que estão prontos para ajudar no que for preciso.

Tanto os vereadores quanto o prefeito Oberdan Rocha falaram que o apoio dos políticos e lideranças das cidades vizinhas é de fundamental importância no processo de recuperação e conservação dos mananciais do município, pois reforçará o processo de negociações para o convênio com a empresa Embasa e o Governo do Estado.