Câmara de Vereadores realiza a 1ª Sessão Itinerante em comemoração ao Cinqüentenário de Barra do Choça.

[flagallery gid=1 name=Gallery]

A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Choça, realizou na última quinta-feira, 08 de março no Centro Educacional Manoel Ramos, na Região do Sossego, a Primeira Sessão Itinerante em Comemoração aos Cinquenta anos de Emancipação Política de Barra do Choça.

Presidida pelo vereador Manoel Nascimento, a Sessão contou com um bom público. Tendo como abertura, a apresentação do Hino do município. Em seguida o vereador Jorge Amorim (PT), apresentou um breve histórico da Região do Sossego, nele, o edil falou do Porquê do nome “Sossego”, das suas belezas naturais: dos rios, montanhas, quedas d’águas, plantas e animais, mas principalmente do seu povo, batalhador, hospitaleiro e alegre. Lembrou ainda dos homens e mulheres que fizeram daquela região um espaço importante do município, como por exemplo: Manoel Ramos, Zé de Duda, Galdino Oliveira, Saturnina, Idalina, Manoel Mário, Delvita Rosa Aguiar, Valdenor Cruz e dentre outros

Alguns moradores expressaram a alegria em ter a sua localidade inserida nas comemorações do Cinquentenário. Fizeram uso das falas: o Senhor Claudionor Tavares, lavrador de 81 anos, o Senhor Zaqueo, Gildeon Pires – presidente da Cooperbac e Nil do Brejão – representante da Comunidade,

Para a Diretora do Colégio Manoel Ramos, a Professora Noeme Barbosa, a realização da Sessão Itinerante na Comunidade do Sossego é uma alegria para o povo da região e afirmou, “hoje aqui, mostrou-se um pouco da história de nossa região, do nosso povo, dos homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do município, que as vezes passam desapercebidos por nós, a nossa história, a história da nossa gente, e isto nos deixam orgulhosos”.

Na oportunidade, a professora do CEMR Katiane, em forma de Cordel, apresentou uma belíssima síntese do Histórico da Região. Cantou também uma musica de sua autoria em homenagem às mulheres.

Presente na Sessão, o prefeito Oberdan Rocha (PP), falou para a população que uma das principais aquisições do seu mandato foi reconquistar o território que o município perdera para Planalto, uma vez que esta conquista deve-se ao esforço conjunto entre prefeitura, Câmara de vereadores e outros parceiros para reaver junto ao Estado as áreas pertencentes de direito a Barra do Choça. “Graças a esses esforços, hoje estas comunidades podem estar comemorando conosco os 50 anos do município” disse Rocha.

O prefeito agradeceu ainda, aquelas pessoas que fizeram parte da história do município, em seguida agradeceu ao Colégio Manoel Ramos, pelo ótimo rendimento no IDEB do ano passado, tendo o melhor índice do município. Parabenizou ainda, os filhos e filhas dos moradores que saem para irem estudar fora e trazer o conhecimento para a região e assim contribuem na melhoria da vida destes moradores.

Os vereadores enfatizaram a importância de estarem participando da Sessão Itinerante, na região do Sossego, comemorando junto às comunidades circo vizinhas os 50 de anos de emancipação política do município de Barra do Choça.

Além do Sossego, serão realizadas Sessões no Distrito de Barra Nova e nos povoados Cafezal e Boa Vista.