Representante da Câmara Municipal participou da Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável- CMDS de Barra do Choça

DSC_0062

O vereador Manoel Gomes Meira (Nil do Brejão) representou a Câmara Municipal na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS de Barra do Choça, na última quinta-feira, 17 de março, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Choça.

A reunião contou com a participação dos seguintes representantes: A presidente do CMDS Regina Dantas, o Secretário Municipal de Agricultura de Barra do Choça Eric Fabiano, o presidente da COOPERBAC Gideon Pires da Silva, o Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Choça Julio Cortes e vários produtores rurais do Município.

Abrindo a reunião, a presidente Regina Dantas destacou os temas centrais do encontro “Credito Rural e Distribuição de sementes”, que tem o objetivo de oferecer melhores condições de produção aos produtores do município de Barra do Choça. Ainda durante a apresentação, Regina argumentou que esses dois temas foram os mais citados pelos conselheiros em reuniões realizadas anteriormente pelo Conselho.

Diante dos temas propostos, os participantes puderam dar as suas contribuições: no tocante ao credito rural, o Secretário Eric falou que é importante o produtor possuir a documentação livre de impedimento e possuir DAP(Declaração de Aptidão do PRONAF) de acordo com o projeto a ser desenvolvido junto a instituição financeira para ter sucesso na liberação dos recursos; falou também que a secretaria vai contratar 02 (dois) técnicos para fazer o CFIR – Cadastro Florestal dos Imóveis Rurais das propriedades de Barra do Choça, mas,  devido a grande demanda, apenas os produtores que possui DAP vão ser contemplados. Já com relação à distribuição de sementes, o Engenheiro Agrônomo explicou que, no momento, apenas os produtores inscritos no programa garantia safra vão ser contemplados com a distribuição de sementes.

Para o Presidente da Câmara, Manoel Gomes (Nil do Brejão) a reunião foi muito importante para os participantes (produtores rurais) tirar suas duvidas em relação ao credito rural e poder resgatar as sementes para iniciar o plantio. Comentou que na condição de representante da população de Barra do Choça sempre busca defender os direitos das pessoas, principalmente do produtor rural. Na oportunidade informou que solicitou do Secretario disponibilizar técnicos para fazer o CEFIR das propriedades rurais do município.