Vereadores participam de Audiência Pública de combate à violência contra a mulher

Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Barra do Choça com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. O encontro foi uma inciativa do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e faz parte da campanha de combate à violência contra a mulher.
Pouco antes da Audiência começar, foram entregues laços brancos para os homens presentes. A ação foi esclarecida em um vídeo explicativo, que dizia respeito à campanha “Laço Branco: homens no combate à violência contra a mulher”,  por uma luta mundial incansável para que a violência de gênero possa ser erradicada.DSC00210

Logo em seguida a mesa foi composta pelo Prefeito Oberdam Rocha, os Vereadores Anaelton dos Santos Freitas e Paulo de Jesus Rocha, o Secretário Municipal de Assistência Social Jailton Fernandes, a Delegada da Polícia Civil de Barra do Choça Gabriela Garrido, o Coordenador da Guarda Municipal Ivan Antônio dos Santos, a advogada e a Representante da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia Flora Pereira.

O prefeito Oberdam alertou para a urgência da campanha de enfrentamento. “Esses momentos são importantes para tentar amenizar essa violência que é uma estatística tão assustadora. Isso requer um despertar dessa necessidade e hoje temos aqui pessoas que procuram ser ativas no nosso município e se atentar quanto a essa violência”, afirmou.

DSC00243
O Vereador Anaelton parabenizou a iniciativa do Creas pela realização da Audiência Pública no município de Barra do Choça, pois é uma ação necessária e fundamental para começar conscientizar e combater a violência contra a mulher que vem sofrendo muito com as consequências dos preconceitos de uma sociedade machista ao longo do tempo.
Já o vereador Paulo disse que para acabar com a violência não basta apenas conscientizar a população adulta, “temos que conscientizar as nossas crianças, pois é com a educação familiar é que vamos obter êxito no combate a violência e ter uma sociedade melhor no futuro” afirmou o vereador.

DSC00228
Flora Maria parabenizou a presença de homens na plenária e destacou a importância de falar sobre violência contra a mulher para eles. “Eu costumo dizer se falamos só pra mulheres, estamos enxugando gelo, e se os homens não participam, como eles vão nos apoiar e se engajar na luta?”, questiona. Além disso, destacou a parceria com os Creas nos municípios que ainda não possuem Centro de Atenção à Mulher, como é o caso de Barra do Choça.
A delegada Gabriela começou sua explanação parabenizando os membros do recém-eleito Conselho Tutelar de Barra do Choça e lembrando que o machismo começa desde cedo. “Ele começa com todo preconceito que existe contra a mulher, ninguém julga o homem por sua roupa, mas as mulheres sim. As nossas crianças ouvem isso e a gente percebe que as crianças que vem desses lares disfuncionais repetem esse comportamento, temos que ter cuidado com nossos próprios comentários depreciativos, pois você acaba desenvolvendo um sentimento de superioridade e o direito de humilhar nesses meninos”, comenta.