Comitiva de Barra do Choça e de cidades circunvizinhas discutem a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé

A comitiva de Barra do Choça – formada pelos vereadores Anaelton dos Santos Freitas, Francisco Amorim Neto, Juvenal Vieira Dias, Manoel Gomes Meira, Paulo de Jesus Rocha, o Secretário Municipal de Agricultura Eric Fabiano, a Secretária Municipal de Infraestrutura Alessandra Silva Santana, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Cresio Lima e o professor do IFBA Jacson Tavares -, juntamente com as comitivas das cidades de Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé e Nova Canaã participaram de uma reunião com o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia Eugênio Splengler e com a promotora de justiça Drª Karine Cherubini, na última terça-feira, 03 de novembro, para discutir a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé. O evento aconteceu na Sede do Ministério Público Estadual da Bahia, localizado próximo à Uesb de Vitória da Conquista.

DSC00058

Abrindo a reunião, o Secretário Eugenio discorreu sobre os principais rios e bacias hidrográficas que fazem parte do território baiano e argumentou que é inviável a criação de pequenos comitês como o da Bacia do Rio Catolé. Segundo ele, se esta lógica fosse adotada, mais de 100 comitês deveriam ser criados na Bahia, fato que demandaria muitos recursos para implantação e dificultaria a gestão dos mesmos. Ainda segundo o secretário, o Estado já possui 14 Comitês e a intenção do governo é priorizar a criação de comitês de rios maiores e criar Câmaras Técnicas para tratar das especificidades de rios menores.

Durante o encontro, os vereadores relataram a situação do meio ambiente de suas respectivas cidades e enfatizaram a necessidade da implantação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé ou de outras medidas voltadas à preservação e recuperação das nascentes e das matas ciliares, a fim de garantir a continuidade do abastecimento de água na região.

O vereador Juvenal Viera Dias, presidente da Comissão de Ordem Econômica, Patrimônio e do Meio ambiente da Câmara de Vereadores de Barra do Choça, exigiu do Secretário um posicionamento do Estado para o problema da água, já que todos os rios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé estão degradados e necessitam de medidas para que o abastecimento de água à população da região não entre em colapso.

DSC00082

O Secretário Municipal de Agricultura de Barra do Choça Eric Fabiano enfatizou a inoperância e ineficiência do governo do Estado da Bahia referente à água da região em pauta, a qual possui um sistema de abastecimento de água criado há 60 anos para atender a demanda de 80 mil pessoas e, hoje, atende mais de 500 mil pessoas, sem a devida estrutura. Segundo Eric, além da falta de investimentos em infraestrutura, o Estado nunca desenvolveu estratégias para a preservação e conservação das matas e nascentes da região. Em seguida, esclareceu que o problema da água é emergencial e não pode aguardar a proposta apresentada pelo Secretário Estadual para 2017.

Após as falas dos participantes, o Secretário Eugênio ratificou a inviabilidade da formação de pequenos comitês e defendeu a criação do Comitê do Rio Pardo e, simultaneamente, a criação de Câmeras Técnicas para cuidar dos afluentes do referido rio, estando entre elas a Câmara do Rio Catolé, a partir de julho de 2016. Na oportunidade, falou que vai priorizar recursos para a conservação da nascente do Rio Catolé e colocou-se à disposição para comparecer em outras reuniões para tratar de assuntos do referido comitê.

DSC00091

Por fim, os representantes assumiram o compromisso de participar de uma reunião a ser realizada no dia 26 do mês em curso com a promotora de justiça Drª Karine Cherubini, na Sede do Ministério Público Estadual da Bahia, localizado próximo à Uesb de Vitória da Conquista, com a finalidade de criar um grupo de ação para recuperação de nascentes e matas ciliares.