Representantes da Câmara Municipal de Barra do Choça e das Câmaras de cidades circunvizinhas participaram da reunião para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé

DSC09755

Os vereadores de Barra do Choça Manoel Gomes Meira (Nil do Brejão) e Paulo de Jesus Rocha (Paulo Bateria) e os representantes das cidades de Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé e Nova Canaã participaram de uma reunião, na última quinta-feira, primeiro de outubro, para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé. O evento aconteceu na Sede do Ministério Público Estadual da Bahia, localizado próximo à Uesb de Vitória da Conquista.

Abrindo a reunião, a promotora de justiça Drª Karine Cherubini falou que a criação do referido Comitê tem o objetivo de captar recursos para promover a preservação e conservação junto aos produtores rurais de áreas ainda não degradadas para a promoção de um futuro meio ambiente melhor e garantir o abastecimento de água das 07(sete) cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Catolé a saber: Barra do Choça, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Caatiba, Planalto e Nova Canaã.

DSC09766

A Promotora destacou a representação de um cidadão do Distrito de Barra Nova feita junto ao Ministério Público, que gerou o inquérito civil 100/2014, como o início de toda a discussão para a criação do Comitê. Após a representação, a Secretaria de Agricultura/ Meio ambiente de Barra do Choça foi chamada para explicar o descaso relatado pelo morador de Barra Nova, onde confirmou a problemática e, diante da situação, todas as cidades que fazem parte da bacia foram também convidadas a participar por meio dos representantes do Executivo e da sociedade civil organizada. Diante da explanação de Drª Karine, todos os vereadores presentes abraçaram a causa em prol da criação do comitê da Bacia do Rio Catolé.

Durante o encontro, os vereadores puderam relatar a situação do meio ambiente das suas respectivas cidades e enumeram algumas ações a serem desenvolvidas conjuntamente: Mobilização social; Visitas às Nascentes em Barra do Choça; realizar Audiências Públicas, reuniões com as comunidades em cada Município; Revitalização das margens dos rios através de projeto de canteiro de mudas; Cobranças pela implantação de saneamento básico, inclusive com observância da correta canalização para rede de esgoto; Estímulos para criação de Secretarias de Meio Ambiente, dentre outras.

DSC09767

Os legisladores presentes assumiram o compromisso de que as Comissões de Meio Ambiente de cada Município realizarão Audiência Pública no período de 1º a 20 de outubro, onde serão colhidas assinaturas e formulada carta de intenção ou outro documento no sentido de demonstrar a preocupação com o meio ambiente. Os representantes comprometeram-se também a participar de uma reunião a ser realizada no dia 22 do mês em curso, com o Secretário Estadual de Meio Ambiente para deliberação da criação do referido Comitê.

Os vereadores de Barra do Choça presentes na reunião agradeceram o empenho de Drª Karine no processo de constituição do Comitê e prometeram empenhar o máximo para a realização das Audiências Públicas e das mobilizações que se fizerem necessárias.

DSC09786